Algumas normas legais são exigidas na hora de colocar uma empresa para funcionar, e uma delas é a obrigatoriedade de sinalizações em edificações que atendem os mais variados públicos, regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A função primária de um projeto de sinalização é oferecer as devidas orientações a respeito das salas e demais áreas de uma habitação, facilitando o fluxo de pessoas entre essas localidades. Por exemplo, as placas que sinalizam sanitários e as fechadas na área externa.
No entanto, as sinalizações também são ótimas oportunidades de investir na publicidade de uma empresa. Sejam internas ou externas, elas têm o poder de transmitir ao cliente o perfil do negócio. Por isso, neste artigo, decidimos demonstrar os 4 motivos que levarão você a investir em um projeto de sinalização. Vamos lá?
1. Mantém uma boa comunicação visual
Realizar um bom projeto de sinalização é a oportunidade de expressar a união entre estética e funcionalidade na estrutura da empresa. Essa tarefa considera aspectos como a legibilidade da tipografia aplicada, formas, clareza das informações, material mais adequado, mapeamento de toda a área e atividades realizadas dentro de cada setor.
Tudo isso em prol da comunicação visual mais efetiva com as pessoas que circulam no ambiente, de modo a evitar atrasos e desentendimentos.
2. Explora a identidade visual da empresa
Os aspectos usados nas sinalizações podem estar de acordo com as cores e tipografias presentes na identidade visual da empresa. Isso deixa tudo mais organizado e personalizado.
Assim, o projeto de sinalização da sua empresa será muito mais que detalhes que não chamam atenção e estão estampados na porta de escritórios e banheiros. Será, por sua vez, uma estratégia que compõe parte da publicidade da empresa.
3. Garante uma boa experiência ao cliente
Um bom projeto de sinalização influencia diretamente na satisfação do cliente em estar dentro da empresa. Isso mesmo! A organização e personalização são fatores primordiais para o ambiente causar uma boa impressão.
Isso leva, consequentemente, a um maior conforto e segurança. Inclusive, a boa experiência pode ser um critério a ser considerado na hora de indicar o serviço da sua empresa, o famoso “marketing de boca a boca”.
4. Tem ótimo custo-benefício
Criar um projeto de sinalização não exige um custo alto que não trará retorno. Trata-se, na verdade, de um investimento que vale cada centavo. Afinal, os exemplos acima demonstram isso, certo?
Mas lembre-se da importância de colocar esse projeto nas mãos de profissionais especializados na área para garantir o custo-benefício. Um serviço de má qualidade pode causar o efeito contrário, desperdiçando o investimento em outras áreas da empresa.
Portanto, criar um projeto de sinalização vai além de espalhar “plaquinhas” nas paredes da empresa. O ideal é que tudo isso seja pensando durante a fase arquitetônica da construção, mas nada impede que as sinalizações transmitam os mesmos efeitos quando elaboradas tardiamente. O importante é entender que uma hora isso deve ser feito!
Gostou do artigo? Você deseja saber como a identidade corporativa influencia o seu negócio? Leia agora no nosso blog. Boa leitura!