Entenda a relação do comportamento do consumidor e o marketing

Se você não conhece o que o seu consumidor principal quer, pensa e espera do seu produto, jamais conseguirá atender essa demanda ou solidificar a presença do seu produto no mercado.

Você precisa entender o processo de decisão dele, para poder abordá-lo de maneira mais eficiente. A seguir, confira a relação entre o comportamento do consumidor e o marketing.

Quais fatores influenciam o comportamento do consumidor?

Mais do que fatores hereditários e genéticos, o ser humano é influenciado pelo meio, ou seja, o ambiente no qual vive — isso é o que nos explicam as teorias comportamentais fundamentadas em estudos sobre a psique humana.

Trazendo isso para a área que mais nos importa, preparamos uma breve lista sobre os 3 principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Confira.

1. Fatores culturais

Aqui, estamos falando da identidade individual de um determinado grupo que, por via de regra, acaba determinando como os indivíduos se comportam.

Colhendo esses dados sobre os costumes da cultura na qual o seu público-alvo está inserida e analisando esses fatores, você será capaz de saber quais as chances de o seu produto ser ou não aceito dentro daquele contexto.

2. Fatores sociais

A classe social na qual o seu consumidor está inserido vai influenciar a decisão de compra dele, pois, de acordo com o poder aquisitivo, as prioridades tornam-se diferentes, ou seja, o consumidor tende a priorizar suas necessidades básicas, enquanto, quando essa condição financeira se expande, abrem-se possibilidades para outras formas de consumo.

Considere o círculo social. O grupo que terá maior influência sobre a decisão de compra do consumidor, será aquele que está mais próximo dele: a família, os amigos, os colegas de trabalho etc. Assim, você deve pensar em obter a aprovação desses outros componentes do círculo social, porque o seu consumidor vai provavelmente consultá-los antes de aderir ao seu produto.

3. Fatores pessoais

Esse é um dos mais difíceis de ser estudado, por conta da grande subjetividade que o envolve. A idade, o estágio de vida, a personalidade, os medos, a motivação pessoal, o estilo de vida, as crenças e os princípios, os influenciadores — tudo isso e mais um pouco acerca do seu consumidor está nessa categoria.

Todos esses fatores influenciam em como a pessoa vai consumir, já que estão diretamente ligados à condição do indivíduo.

Procure sempre entender o que as pessoas têm em comum e de diferente, a fim de definir bem as personas do seu negócio e trabalhar com foco no seu público, direcionando seus serviços, campanhas e produtos de acordo com a necessidade. Isso possibilita, inclusive, trabalhar em cima de nichos ou basear sua estratégia nessas pesquisas.

Quais são as principais tendências de consumo?

A fim de mapear o comportamento do consumidor para definir sua estratégia de marketing de forma mais eficaz, é preciso conhecê-lo além de dados estatísticos gerais, entendendo o que o motiva e também como ele pensa e sente.

É importante saber o que está em alta no mercado. Se você souber acompanhar esse movimento ágil do mercado, certamente vai alavancar sua empresa.

Marcas que emitem opinião

As pessoas buscam, cada vez mais, ter identificação com as marcas que consomem. Partindo dessa premissa, empresas que se posicionam acerca dos assuntos da sociedade tendem a cativar as pessoas que se identificam com aquela causa e, também, a criar um relacionamento mais próximo com elas.

Os seus clientes não vão apenas comprar o seu produto ou serviço, mas o seu negócio e a posição da sua empresa diante do mundo.

Marcas que sabem se comunicar

Com a chegada das redes sociais, a informalidade tomou conta de tudo. Na relação entre cliente e empresa, isso não é diferente. As pessoas esperam um tratamento próximo e descomplicado — quanto menos burocracia melhor. Assim, opte por meios de comunicação mais acessíveis e instantâneos.

Além disso, não deixe de adaptar tudo do seu negócio para o uso mobile, já que todo mundo acessa tudo do celular. Conteúdos multimídia também são sempre bem-vindos. O mundo gira depressa! Sua empresa precisa entender o comportamento do consumidor para acompanhá-lo.

Gostou do artigo? Você conhece seu público-alvo? Quais ferramentas utiliza para compreendê-lo? Comente abaixo!

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