Identidade Corporativa: o que é e como influencia o meu negócio?

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que identidade corporativa e identidade visual são sinônimos, mas isso não é uma verdade.

Afinal, a identidade corporativa não está relacionada apenas ao logotipo e elementos gráficos que compõem a identidade visual de uma empresa, mas sim um conjunto de valores que dão origem a uma cultura organizacional e fazem com que uma marca seja percebida pelas pessoas de uma determinada forma.

Dentro desse contexto, a identidade corporativa precisa ser bem trabalhada para que as pessoas identifiquem no seu negócio uma empresa séria, idônea e que cumpre com aquilo a que se dispõe a oferecer.

Mas, afinal, quais são os elementos de uma identidade corporativa? Como ela contribui para a imagem da empresa? E como ter uma identidade corporativa consistente? É sobre isso que falaremos a seguir.

Quais são os elementos de uma identidade corporativa?

A identidade corporativa de uma marca possui 5 elementos básicos:

  • história;
  • logotipo;
  • identidade visual;
  • público-alvo;
  • e linguagem.

A seguir vamos explicar detalhadamente cada um desses pontos. Acompanhe!

História

A sua empresa tem uma história e ela não pode ser ignorada. Desde empresas que estão há pouco tempo no mercado até as que atuam há muitos anos, todas as marcas têm um histórico, geralmente fortemente ligado aos valores culturais de seus fundadores.

Sempre que um discurso for adotado pela marca, portanto, deve-se observar se ele é condizente com o histórico da empresa e se contribui positivamente para a sua reputação no mercado.

Logotipo

O símbolo que representa uma marca é o logotipo. Esse elemento é muito importante para a identidade corporativa de uma empresa, de modo que não pode ser apenas um desenho, mas sim algo planejado e que siga os preceitos da cultura organizacional adotada.

Identidade Visual

Além do logotipo, há todo um trabalho com cores, tipografia utilizada em materiais impressos em meios tradicionais ou digitais, formas que o logotipo pode ser aplicado, entre outros elementos que denotam a identidade visual de uma marca.

Público-alvo

A identidade corporativa precisa ter um público-alvo e ser trabalhada de modo que agrade a essas pessoas. Toda a comunicação deve se voltar aos públicos e personas do negócio, de modo a conversar com suas referências e passar uma mensagem clara para elas.

Linguagem

Qual é a linguagem da sua empresa? Ela é leve ou mais assertiva? Como você pensa em ser visto pelos seus públicos? Tudo isso deve ser analisado e a uma mesma linguagem deve ser adotada em todos os canais de comunicação que a marca tiver.

Qual é a influência da identidade corporativa na imagem da empresa?

Vale ressaltar que a imagem da sua empresa é a forma como ela é vista pelas pessoas, enquanto a identidade é aquilo que ela realmente é. Desse modo, deve-se trabalhar para que a imagem seja o mais fiel possível a identidade. Passando uma imagem verdadeira para os públicos, a sua empresa terá mais engajamento por parte dos clientes e assim obter um crescimento significativo no mercado.

Como ter uma identidade corporativa consistente?

Fomentar uma identidade corporativa consistente deve estar no planejamento estratégico da empresa e o processo deve ser visto de cima para baixo, ou seja, precisa ter início na alta cúpula administrativa da organização e atingir a todos os seus colaboradores. Somente com uma identidade forte criado com o público interno, o resultado se aplicará aos públicos externos.

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