Vendas e Marketing: como isso pode mudar os rumos do meu negócio?

Vendas e marketing até podem ser setores separados dentro de uma empresa, mas eles precisam trabalhar juntos para que um negócio conquiste bons resultados comerciais.

É muito importante que essas duas áreas estejam alinhadas e trabalhando lado a lado para garantir a prospecção e conversão de clientes. Quando um produto ou serviço é vendido, o mérito nunca é apenas das vendas ou do marketing, mas sim do trabalho em equipe entre os dois times.

Neste artigo, explicaremos melhor como vendas e marketing precisam estar alinhados para o sucesso de um negócio. Boa leitura!

Vendas e marketing: quais as responsabilidades de cada um?

O primeiro passo para fazer com que vendas e marketing trabalhem juntos é entender exatamente o que é cada uma dessas áreas e quais as diferenças entre elas.

Em qualquer tipo de trabalho em equipe, é muito importante que as responsabilidades estejam bem divididas e que ninguém tente ir na mesma bola que o outro, ou deixe de assumir algo porque acredita que deve ser feito pelo outro lado.

Portanto, é importante entender que o trabalho do marketing envolve a busca pela satisfação dos clientes, o que inclui tanto estratégias de promoção e publicidadecomo a percepção apurada da demanda e sugestões de mudanças em produtos e serviços para que eles atendam melhor essas necessidades.

Já as vendas são a parte do negócio que tange a conversão de prospects em clientes e o relacionamento comercial de uma organização com eles. O time de vendas é a última linha entre o consumidor e a empresa. Elas fazem a interação final com quem vai comprar e são diretamente responsáveis pelo faturamento do negócio.

Como estabelecer formas para que vendas e marketing trabalhem juntos?

Para evitar que as responsabilidades se sobreponham e garantir que todos vão fazer o seu trabalho da melhor forma possível, é recomendável investir em formas de aproximar os times de marketing e vendas, para que ambos conheçam os colaboradores da outra área e se comuniquem com regularidade sobre suas atividades.

Também é importante que o time de marketing tenha uma compreensão completa de como funcionam os processos da área de vendas e vice-versa. Essa transparência nas informações não só vai reforçar o relacionamento como permitirá que as equipes se organizem e ajustem suas responsabilidades de acordo com o que é feito por cada uma delas.

E uma forma de se assegurar que o trabalho será feito com o máximo de compromisso possível é com o estabelecimento de SLAs, os Service Level Agreements, expressão em inglês que pode ser traduzida como “acordo por nível de serviço”.

O SLA é um documento que determina o papel de cada um em uma matriz de responsabilidades e quais metas precisam ser alcançadas para que possa-se dizer que este colaborador ou setor cumpriu suas obrigações.

Em um SLA estará definido, por exemplo, o que são as obrigações do marketing da parte de promoção e publicidade, quantos leads eles devem entregar para o setor de vendas e quando esses clientes potenciais passarão a ser responsabilidade do time de vendas.

O SLA também determinará quais métricas serão mensuradas para determinar o sucesso do acordo.

Como vimos, a integração entre vendas e marketing é um dos principais segredos de sucesso das empresas. Cuide dessa relação e garanta melhores resultados.

E agora que você já sabe melhor porque e como vendas e marketing devem trabalhar juntos, que tal compartilhar esse artigo com os colegas dos dois setores nas redes sociais?

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