Equipe de marketing: devo montar a minha ou terceirizar?

Qualquer empresa reconhece que é muito importante contar com os serviços de uma equipe de marketing para potencializar seu negócio, mas é comum ficar em dúvida se o melhor é formar seu próprio time ou contratar uma agência especializada para tomar conta dessa área.

Terceirizar essa tarefa pode representar uma redução de gastos e resultados potencialmente melhores, pois a expertise de uma agência especializada será sempre maior.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre as modalidades de equipe de marketing e quais os prós e contras de cada uma. Boa leitura!

Quais as vantagens de montar uma equipe de marketing própria?

O investimento em uma equipe de marketing interna deve começar com a seleção de um profissional que tenha uma visão ampla do que é o marketing e uma história de sucesso na sua carreira.

Esse primeiro contratado será um ponto de referência no setor: o ideal é que seja um veterano com muita experiência na área, capacidade de liderança e uma boa compreensão do mercado em que a empresa atua.

Esse perfil de alto nível é muito importante, pois a contratações seguintes partirão das necessidades que ele indicar. Será essa a pessoa capacitada dentro da empresa para dizer quais são os demais especialistas em marketing e porque eles serão necessário para a estratégia do negócio.

Mesmo empresas de pequeno e médio porte possuem demandas bem variadas em marketing. Por isso, muita gente acredita que é uma boa tentar encontrar só profissionais “curinga”, que possam exercer funções diferentes.

Mas isso normalmente não é bom: além do líder do time, que terá uma visão mais aberta, o ideal é que sejam contratados profissionais mais especializados que possam compor o time com conhecimentos específicos de cada área do marketing.

Quais as vantagens de terceirizar a equipe de marketing?

Equipe maior e mais especializada

Se o marketing não é a especialidade de uma empresa, muitas vezes terceirizar pode ser a melhor opção. Construir um time próprio é algo que pode sair caro: por uma parcela desse valor, uma companhia pode acionar uma agência com ampla equipe e expertise na área, que garanta bons resultados.

Redução do tempo ocioso

Como foi dito no tópico anterior, existem diversas especializações dentro do marketing e o ideal é que o time tenha craques em cada uma delas. Só que dentro de uma empresa, nem sempre existirão ações de todos campos diferentes, o que pode fazer que parte do time fique ociosa.

Abrir mão desses profissionais pode criar um buraco na estratégia geral do marketing. Com a terceirização da equipe, a empresa pagará apenas pelo que está sendo executado, nunca pelo tempo ocioso de um contratado.

Mais experiência com estratégias e táticas de marketing

Uma agência de marketing normalmente terá muito mais experiência do que um time interno, já que ela atende uma gama maior de clientes e coloca suas teorias e técnicas de marketing a prova o tempo todo. Com isso, o retorno sobre o investimento nela normalmente será mais recompensador.

Naturalmente, é esperado que a empresa conte com, pelo menos, uma pessoa de marketing interna: ela será a responsável pela interface do negócio com a agência, pois conseguirá transmitir com mais clareza quais são as necessidades da companhia e poderá avaliar o desempenho dos parceiros.

Concentração de esforços na atividade fim da empresa

Por fim, com os serviços de uma agência, a empresa pode focar seus esforços no seu core business, ou seja, naquilo que ela faz de melhor e que vai realmente trazer valor ao seu negócio.

Ter uma equipe de marketing interna pode comprometer a dedicação total da empresa para a sua atividade fim. Por isso, em boa parte dos casos, contratar uma agência é uma opção mais barata, efetiva e segura.

Agora que você já sabe as vantagens de uma equipe de marketing terceirizada, aproveite para curtir nossa página de Facebook e ficar por dentro dos melhores conteúdos de marketing e design!

Deixe um comentário