Por que o marketing online é mais barato que o offline?

Aproveitando o desenvolvimento constante da internet, as empresas encontraram novas formas de alcançar seus possíveis clientes por meio das ações de marketing online. Por meio de canais digitais, tornou-se possível divulgar uma marca, produto ou serviço.

Além disso, se comparado às campanhas tradicionais, o marketing digital promove uma relação mais estreita com o público-alvo a um custo mais baixo.

Mas você sabe por que o marketing online é mais barato que o offline?

Para responder a essa pergunta, veremos no post de hoje como esses dois se diferem e quais benefícios a versão digital traz para as empresas que o adotam. Acompanhe!

Como o marketing online se diferencia do offline?

O marketing offline envolve o uso de mídias que não se conectam à internet, como TVs (com exceção das Smart TVs), rádios, revistas, jornais, outdoors, panfletos, etc. Nessa modalidade, torna-se difícil medir a repercussão das campanhas junto a sua audiência.

Já o marketing online utiliza ferramentas digitais que permitem compreender o comportamento do público, além de estabelecer canais abertos de comunicação entre a empresa e seus clientes. Ele também é conhecido como marketing digital e algumas das suas principais estratégias são:

  • o envio de e-mail marketing;
  • o investimento em um site com informações completas e atualizadas sobre o negócio;
  • a produção de conteúdo informativo e de qualidade para o blog da empresa;
  • a implantação de práticas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização de sites direcionado às ferramentas de busca, como o Google e o Bing;
  • a presença da marca em redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn;
  • e a confecção de anúncios pagos.

Quais são os benefícios do marketing online?

1. Mensuração de resultados

O marketing online possibilita compreender a reação do público à determinada campanha. Pode-se analisar — em tempo real — os dados da interação dos consumidores no site da empresa ou em uma publicação disponibilizada nas redes sociais, por exemplo. Assim, é possível ver se os resultados obtidos estão de acordo ou não com esperado.

2. Segmentação do público

Alguns tipos de campanha, como links patrocinados em resultados de busca ou anúncios em redes sociais, permitem uma especificação do público para o qual se deseja direcionar a mensagem.

Trata-se de uma tática bastante eficiente, pois ao se estabelecer parâmetros distintivos de idade, sexo, local e áreas de interesse, torna-se possível alcançar pessoas com alto potencial de atração pelo conteúdo divulgado, existindo grande possibilidade de virarem clientes no futuro.

3. Custos reduzidos

As ações de marketing digital apresentam um baixo custo, pois geralmente alcançam um público qualificado ao mesmo tempo em que oferecem um grande controle sobre os gastos. Antes de iniciar uma campanha, é possível definir um orçamento de acordo com as possibilidades financeiras da empresa.

Tudo isso ajuda a evitar desperdícios e permite um melhor planejamento das táticas de marketing, possibilitando que a empresa teste estratégias de forma disciplinada ou mesmo que altere o rumo de uma ação que não esteja dando certo.

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