Rebranding: 4 sinais de que está na hora de repensar sua marca

Toda empresa precisa saber o momento certo de realizar uma renovação em sua própria marca. O rebranding faz parte da realidade de todos os mercados e é responsável por dar uma nova vida a negócios que poderiam se tornar irrelevantes sem esse recurso.

Entende-se rebranding como a reformulação do posicionamento de uma empresa. É a hora de repensar o que a marca quer dizer e rever toda a comunicação dela para se adequar à nova postura.

No entanto, não se trata de uma decisão que deva ser tomada sem que todas as variáveis sejam consideradas. É necessário ficar de olho em alguns sinais que denunciam a necessidade de uma renovação desse tipo, além de implementar os esforços adequados para obter bons resultados nessa iniciativa.

Conheça os 4 principais sinais de que está na hora de fazer um rebranding e repensar sua marca:

1. Mudanças no público-alvo

O tempo passa e as pessoas mudam bastante. Para permanecerem relevantes em suas respectivas áreas de atuação, as empresas precisam estar sempre em sintonia com a audiência. Isso significa antecipar transformações e se adaptar.

Um rebranding pode ajudar a reconquistar um público que deixou de se interessar pela marca em favor de concorrentes. Alternativamente, consegue ajudar a atingir uma audiência inédita até então nunca contemplada pelo planejamento de marketing.

2. Avanço dos concorrentes

Nenhuma empresa deve se dar ao luxo de ignorar a movimentação dos seus concorrentes. Ao perceber que eles estão ganhando mais terreno, pode ser a hora de realizar uma renovação da marca. O rebranding é capaz de trazer de volta a relevância perdida.

Seja como for, você precisa ter o hábito de observar o que os outros players do seu mercado estão fazendo. Fique de olho nas decisões tomadas e posturas adotadas para não ter surpresas e saber exatamente quais são os diferenciais da sua marca, reforçando-os no rebranding.

3. Transformações na sociedade

Há casos em que o rebranding se faz necessário porque a sociedade mudou e possui novas exigências em relação às marcas. Essas, por sua vez, precisam se adequar a esse novo cenário, senão correm o risco de se tornarem irrelevantes.

Por exemplo, atualmente é impensável uma marca se posicionar contra movimentos sociais, diversidade, igualdade entre gêneros, entre outros temas. Portanto, é necessário repensar a postura da empresa se estiver na contramão do caminho em que a sociedade está seguindo.

4. Envolvimento em crise

Isso é algo que pode acontecer com qualquer tipo de empresa. O que vai determinar o saldo de uma crise não é a origem dela, mas sim a forma como a equipe lida com o problema. Na maioria dos casos, um rebranding pode ajudar.

Leve em consideração quais foram as origens da crise e de que maneira uma renovação poderia ajudar a evitar que situações como essa ocorram. Realize uma boa pesquisa de opinião com seus clientes e busque casos de outras marcas para se basear em dados concretos.

Um trabalho como o rebranding não deve ser feito sem o devido planejamento. Trata-se de uma etapa decisiva para o sucesso de uma empresa, então precisa ser conduzido por profissionais especializados em marketing e design. Portanto, procure contratar uma parceira que entenda desse universo e saiba como implementar as melhores iniciativas para renovar a sua marca em seu mercado.

E aí entramos em outra questão: seja no rebranding ou em outros processos de marketing, será que vale mais a pena montar a sua própria equipe ou terceirizá-la? Mantenha a sua estratégia no caminho certo aprendendo mais sobre isso neste artigo do blog.

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