Os conceitos de sinalização e ambientação de loja são parecidos, porém, diferenciá-los é importante para que você saiba exatamente quais ações devem ser tomadas.
No post de hoje você entenderá o que é ambientação e sinalização, entendendo quais são as principais características e vantagens de cada uma delas. Por fim, você verá quais são as grandes diferenças entre os dois termos. Boa leitura!
O que é ambientação?
Pode-se dizer que a ambientação de lojas (ou personalização interna) é uma estratégia de venda aplicada ao PDV (Ponto de Venda). Para que ela seja realizada, deve-se pensar e planejar a loja para atrair mais clientes, com ações que podem ser internas ou externas ao PDV.
Para isso, o layout deve estimular visualmente os consumidores, para dar a impressão de um ambiente organizado, destacando peças externas e despertando o interesse dos clientes para entrarem na loja.
Principais características
O tipo de ambiente precisa ser pensado a partir das estratégias de comunicação visual da marca, a fim de gerar um elo entre o público e a empresa, mostrando que a companhia possui interesse em criar uma atmosfera atraente. Dessa forma, é mais fácil causar boas impressões nos usuários e melhorar os resultados.
De fato, sua instituição deve pensar em treinar funcionários, ter produtos de qualidade e ter boas estratégias de marketing, porém, a ambientação é peça chave para que você atraia mais clientes e fortaleça sua marca.
Maiores benefícios
- Deixar o PDV mais organizado;
- atrair o cliente que esteja em áreas externas;
- destacar seus produtos com layouts criativos;
- alinhar as estratégias de comunicação visual.
Uma forma de explorar esses pontos é decorar a loja em datas comemorativas, como natal, páscoa e dia dos pais, aplicando promoções para aumentar as vendas nestes períodos.
O que é sinalização?
Já a sinalização é um conjunto de recursos visuais que transmitem mensagens aos seus consumidores. Por meio deles, os clientes tomam as decisões mais importantes. Tudo isso é causado a partir de julgamentos que as pessoas fazem em cada imagem, procurando por desejos, problemas ou necessidades.
Principais características
Os principais tipos de sinalização existentes nos ambientes comerciais são:
1. De direção
É uma sinalização arquitetônica, pensada a partir do ambiente da loja para identificar provadores, banheiros, elevadores ou setores da mesma.
2. De identificação
Contribui para organizar os produtos em categorias. Elas podem variar a partir de linhas, coleções, marcas ou preços. Permitem que o usuário encontre o artigo que deseja.
3. De informação
Auxilia o cliente a encontrar promoções, lançamentos e outras informações importantes. Utilizam adesivos, displays, banners ou outros recursos para chamar a atenção dos clientes.
4. De segurança
Traz itens obrigatórios por lei e servem para que o usuário esteja atento a algumas informações para que estejam seguros, como localização de incêndio, saídas de emergência, proibição para fumar, alerta de piso molhado, entre outros.
Maiores benefícios
- Transmite informações sem necessidade de utilização de meios não visuais;
- é uma das formas mais diretas de comunicação;
- utiliza elementos importantes para segurança dos usuários;
- facilita que os clientes compreendam a disposição física da loja.
Quais são as principais diferenças?
Agora que você viu o que é sinalização e ambientação, você já consegue diferenciar as duas ações? Embora possam se complementar e, em certo ponto, se confundirem, é possível distingui-las.
Enquanto a sinalização é normalmente utilizada e implementada em construções com certa complexidade, como supermercados, museus e hospitais, tendo como principal objetivo otimizar o funcionamento dos edifícios; os projetos de ambientação são também chamados de design total, uma vez que são locais concebidos pelo designer.
Além disso, podemos dizer que a sinalização procura dar conforto aos clientes e usuários para que encontrem tudo quanto precisam, enquanto a ambientação busca meios para transmitir mensagens que auxiliem os consumidores a tomar decisões de compra.
Você viu que, embora pareçam sinônimos, a sinalização e a ambientação de loja são diferentes, ainda que possam se complementar. Por isso, é indicado que você planeje para que seu ponto de venda transmita as melhores sensações e emoções aos clientes, além de fornecer informações seguras e fáceis quanto à localização de produtos e setores.
Você tem alguma dúvida ou experiência para contar? Comente agora este post mostrando seus principais questionamentos!