Entenda a diferença entre sinalização e ambientação de lojas

Os conceitos de sinalização e ambientação de loja são parecidos, porém, diferenciá-los é importante para que você saiba exatamente quais ações devem ser tomadas.

No post de hoje você entenderá o que é ambientação e sinalização, entendendo quais são as principais características e vantagens de cada uma delas. Por fim, você verá quais são as grandes diferenças entre os dois termos. Boa leitura!

O que é ambientação?

Pode-se dizer que a ambientação de lojas (ou personalização interna) é uma estratégia de venda aplicada ao PDV (Ponto de Venda). Para que ela seja realizada, deve-se pensar e planejar a loja para atrair mais clientes, com ações que podem ser internas ou externas ao PDV.

Para isso, o layout deve estimular visualmente os consumidores, para dar a impressão de um ambiente organizado, destacando peças externas e despertando o interesse dos clientes para entrarem na loja.

Principais características

O tipo de ambiente precisa ser pensado a partir das estratégias de comunicação visual da marca, a fim de gerar um elo entre o público e a empresa, mostrando que a companhia possui interesse em criar uma atmosfera atraente. Dessa forma, é mais fácil causar boas impressões nos usuários e melhorar os resultados.

De fato, sua instituição deve pensar em treinar funcionários, ter produtos de qualidade e ter boas estratégias de marketing, porém, a ambientação é peça chave para que você atraia mais clientes e fortaleça sua marca.

Maiores benefícios

  • Deixar o PDV mais organizado;
  • atrair o cliente que esteja em áreas externas;
  • destacar seus produtos com layouts criativos;
  • ​alinhar as estratégias de comunicação visual.

Uma forma de explorar esses pontos é decorar a loja em datas comemorativas, como natal, páscoa e dia dos pais, aplicando promoções para aumentar as vendas nestes períodos.

O que é sinalização?

Já a sinalização é um conjunto de recursos visuais que transmitem mensagens aos seus consumidores. Por meio deles, os clientes tomam as decisões mais importantes. Tudo isso é causado a partir de julgamentos que as pessoas fazem em cada imagem, procurando por desejos, problemas ou necessidades.

Principais características

Os principais tipos de sinalização existentes nos ambientes comerciais são:

1. De direção

É uma sinalização arquitetônica, pensada a partir do ambiente da loja para identificar provadores, banheiros, elevadores ou setores da mesma.

2. De identificação

Contribui para organizar os produtos em categorias. Elas podem variar a partir de linhas, coleções, marcas ou preços. Permitem que o usuário encontre o artigo que deseja.

3. De informação

Auxilia o cliente a encontrar promoções, lançamentos e outras informações importantes. Utilizam adesivos, displays, banners ou outros recursos para chamar a atenção dos clientes.

4. De segurança

Traz itens obrigatórios por lei e servem para que o usuário esteja atento a algumas informações para que estejam seguros, como localização de incêndio, saídas de emergência, proibição para fumar, alerta de piso molhado, entre outros.

Maiores benefícios

  • Transmite informações sem necessidade de utilização de meios não visuais;
  • é uma das formas mais diretas de comunicação;
  • utiliza elementos importantes para segurança dos usuários;
  • ​facilita que os clientes compreendam a disposição física da loja.

Quais são as principais diferenças?

Agora que você viu o que é sinalização e ambientação, você já consegue diferenciar as duas ações? Embora possam se complementar e, em certo ponto, se confundirem, é possível distingui-las.

Enquanto a sinalização é normalmente utilizada e implementada em construções com certa complexidade, como supermercados, museus e hospitais, tendo como principal objetivo otimizar o funcionamento dos edifícios; os projetos de ambientação são também chamados de design total, uma vez que são locais concebidos pelo designer.

Além disso, podemos dizer que a sinalização procura dar conforto aos clientes e usuários para que encontrem tudo quanto precisam, enquanto a ambientação busca meios para transmitir mensagens que auxiliem os consumidores a tomar decisões de compra.

Você viu que, embora pareçam sinônimos, a sinalização e a ambientação de loja são diferentes, ainda que possam se complementar. Por isso, é indicado que você planeje para que seu ponto de venda transmita as melhores sensações e emoções aos clientes, além de fornecer informações seguras e fáceis quanto à localização de produtos e setores.

Você tem alguma dúvida ou experiência para contar? Comente agora este post mostrando seus principais questionamentos!

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