Saiba como planejar o orçamento para campanhas de Marketing Digital

O Marketing Digital já se consolidou como praticamente uma unanimidade entre as empresas da grande maioria dos setores, em todos os tamanhos de companhia.

Flexibilidade nos custos, customização dos públicos e resultados mais qualificados do que muitas estratégias off-line são alguns dos benefícios desse tipo de ferramenta. E, para atuar nesse segmento, duas palavras são essenciais: planejar e monitorar.

Neste post, então, vamos responder cinco perguntas para ajudá-lo a planejar o orçamento de Marketing Digital de sua empresa. Confira!

Quanto é possível investir?

Antes de traçar uma estratégia, pode ser importante ter em mãos o montante preciso que é possível investir naquele momento. As campanhas digitais têm uma flexibilidade de orçamento única, logo, qualquer orçamento pode se beneficiar, do Microempreendedor Individual às multinacionais.

Para definir isso, além do alinhamento ao setor financeiro, entendendo os custos dos produtos/serviços da empresa, é importante ter em mente o momento no qual sua empresa está.

É um lançamento de produto? Algum serviço teve uma queda de vendas que precisa ser impulsionada? Essas são algumas perguntas que merecem atenção e ajudam na tomada de decisão.

Quais são os objetivos?

Com o valor definido, é hora de se perguntar: qual é o objetivo dessa estratégia de Marketing Digital? Um modo interessante de transformar intenções em metas, nesse caso, é dividir a estimativa atual de faturamento do próximo ano de vendas pelo faturamento que se busca alcançar.

Para fazer a estimativa futura, baseie-se em uma leitura realista dos últimos meses. Essa é uma operação simples, mas que fornece uma taxa clara do crescimento desejado mensurável, o que será muito útil na última etapa desse passo a passo.

Quais são as melhores ferramentas de Marketing Digital?

Cada ambiente digital tem suas vantagens e desvantagens. Tudo o que você não quer é sair atirando a esmo, mas, sim, alcançar os clientes certos da forma correta.

E, sendo assim, não se esqueça: a internet vai muito além das redes sociais. Há os portais de notícia, sites de streaming, blogs e tantos outros. Para chegar aos seus clientes, além de compreender as ferramentas disponíveis e as demandas de cada ambiente digital, é essencial entender seu público alvo. Onde ele está presente? Que horas usa mais a internet? Quando está mais disposto a escutar sua proposta?

O que funciona melhor?

Se, no ambiente off-line, já é impossível prever com absoluta certeza o futuro, imagine na esfera dinâmica da internet! Então, não existe receita pronta e infalível para todos. Mas, com certeza, há técnicas e ferramentas mais eficientes, e é essencial conhecê-las a fundo. Porém, uma margem considerável do sucesso virá da experimentação.

Os anúncios A/B, por exemplo, colocam duas versões diferentes de campanhas para o mesmo objetivo. A ideia é verificar qual será mais eficiente para poder aprimorar as próximas ações.

E depois?

Dessa vez, o jogo não acaba nem quando termina. Ao longo de todo o processo, é essencial monitorar os resultados de cada decisão tomada. O orçamento definido foi adequado? Foi possível e desafiador o objetivo? Quais das escolhas de inserção trouxeram mais resultados? E assim por diante.

Quanto mais detalhado for o acompanhamento, melhor você poderá tomar decisões semelhantes no futuro.

Com certeza, essas são apenas algumas dicas iniciais para planejar o orçamento de Marketing Digital. Todas as etapas se relacionam e geram impacto no valor necessário para ter os melhores resultados. Além, claro, da necessidade de integração digital com toda a estratégia de Marketing da companhia. Caso tenha interesse, não deixe de se aprofundar no tema ou de buscar ajuda especializada que possa auxiliá-lo.

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