Branding: fortalecendo a presença da sua marca nas redes sociais

Está começando a sua atuação como marca nas redes sociais ou já cria conteúdo para esse tipo de plataforma há algum tempo, mas ainda não conseguiu os resultados que esperava? Talvez seja a hora de conhecer mais sobre branding e tudo o que ele pode fazer para fortalecer a presença da sua marca nas redes sociais!

Toda marca, para vender e conseguir sucesso, precisa comunicar ao seu público alguns fatores, como quem ela é, o que oferece e por que deveria ser escolhida — o que ocorre tanto com marcas estreantes quanto com as antigas.

É esse processo de comunicação da identidade de um negócio que chamamos de branding. Por meio dele, você apresenta ao seu público tudo o que é como marca e o convence de que vale a pena investir nela o seu tempo, preferência e dinheiro.

Para ajudar a entender melhor como o branding pode ser aplicado nos seus perfis das redes sociais, separamos dicas fundamentais para você. Confira:

Seja consistente

Toda marca tem concorrentes e, a cada dia que você passa sem se relacionar com o seu público, alguém conquista um pedacinho a mais do seu espaço. Então, planeje o seu conteúdo com antecedência e programe posts para que os seus seguidores sempre tenham notícias suas.

Mas, se você ainda não tem tempo para se dedicar à criação de um plano editorial, tudo bem: uma boa estratégia é terceirizar esse processo, contratando um serviço de marketing de conteúdo. Dessa forma, você continua se dedicando a conseguir mais clientes enquanto alguém o ajuda a não perder nenhum dos que já conquistou.

Crie algo único

Com tantas marcas disputando um mesmo tipo de setor e público, é importante encontrar uma forma de destacar o seu produto ou serviço. Por isso, desenvolva algum recurso que o torne uma referência fácil de ser registrada na mente do seu público, seja pelo tipo de linguagem, seja pelas imagens, vídeos ou séries de postagens.

No Facebook, por exemplo, a página de um cemitério, serviço nada agradável ou comercial, se tornou um dos endereços mais celebrados pelos usuários graças à sua linguagem divertida e próxima, repleta de memes. E foi exatamente com esse posicionamento que a empresa conseguiu conquistar a simpatia e a preferência do seu público.

Dê atenção ao design

Nas redes sociais, o design frequentemente é notado antes do texto. Por isso, tenha cuidado ao criar as suas imagens. Estude o seu público e mercado, saiba que tipo de material, cor, fonte e imagem as pessoas preferem ver, o que mais compartilham e aplique tudo isso ao que você produz.

Esse pode ser o detalhe que vai fazer toda a diferença na sua estratégia de branding nas redes sociais.

Escute o seu público

Não adianta nada criar diversas estratégias se elas não agradarem o seu público. Pior ainda é quando você nem mesmo sabe qual a opinião dos seus consumidores porque ainda não conhece ou utiliza ferramentas de análise de resultados.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental saber como gerenciar e otimizar a sua presença nas redes sociais e, assim, garantir que você seja capaz de reagir com agilidade aos valiosos dados que os seus clientes oferecem o tempo todo.

Lembre-se do humor

Sempre que possível, adicione um pouco de humor à sua comunicação, já que usar um tom mais leve e espontâneo torna a sua marca mais humana aos olhos do seu público.

O segredo é saber dosar esse recurso e adequá-lo ao tipo de pessoa com a qual a sua marca lida. Afinal, uma empresa de festas infantis gera a expectativa de uma equipe divertida, ao passo que um banco de investimentos lida com pessoas que esperam uma comunicação séria e objetiva, por exemplo.

Ficou fácil perceber como as redes sociais são um canal importante para o branding da sua marca, não é mesmo? Agora, basta colocar essas estratégias em prática e fazer o seu negócio crescer ainda mais!

Não se esqueça de contar para a gente, aqui nos comentários, qual delas você acredita que vai fazer a diferença na sua marca!

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