Qual o investimento para montar uma loja virtual?

Como montar uma loja virtual é a dúvida de muitos empreendedores que enxergam nesse ramo uma oportunidade de ganhar dinheiro, certo? E as estatísticas nos mostram que isso não é à toa: relatórios do E-commerce Trends demonstram que 98,8% dos participantes da pesquisa espalhados pelo país já compraram em um e-commerce.

Sabendo disso, é importante conhecer as despesas iniciais para garantir o sucesso da sua loja virtual. Neste artigo, não abordamos valores, pois eles variam muito, mas explicamos a você os principais investimentos que devem ser realizados. Confira:

Custos operacionais

Montar uma loja virtual exige que algumas burocracias e normas técnicas sejam realizadas antes de colocar o site para funcionar. Veja as principais:

Plataforma para o e-commerce

Esse gasto vai depender muito das necessidades da loja e de quanto você está disposto a investir. Algumas plataformas exigem conhecimentos de programação, como a open source, e outras possuem valores muito altos, que é o caso das plataformas exclusivas, que não são recomendadas para quem está iniciando.

Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada para traduzir informações sofisticadas e analisar as opções mais adequadas para o seu e-commerce, enquanto você se ocupa com questões mais estratégicas do negócio.

Domínio e Hospedagem

Esses são aspectos que vão garantir mais credibilidade e segurança na gestão da sua loja virtual. Um URL próprio da marca, que seja limpo e simples, facilita o acesso ao website e traz mais confiança para quem entra nele.

A hospedagem está diretamente relacionada às funcionalidades que o site deve ter. Você pode optar por planos pagos ou gratuitos, considerando o espaço disponível para armazenamento, painel de controle etc.

Questões jurídicas e fiscais

Dependendo do tipo de loja que você pensa em investir, os impostos podem variar. Por exemplo, e-commerces que negociem mercadorias (venda de produtos) devem pagar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), enquanto os e-commerces focados em prestação de serviços devem pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Também é importante saber da necessidade de formalizar o negócio para conseguir um CNPJ e emitir notas fiscais para os clientes, o que pode ser feito se tornando um Microempreendedor Individual (MEI) e fugindo — legalmente — de mais burocracias e despesas.

Divulgação da loja virtual

Parece óbvio, mas é importante afirmar que uma divulgação bem planejada é o que vai levar os clientes até as etapas finais de compra. Tratando-se de montar uma loja virtual, tudo isso fica bem mais barato. Afinal, investir em marketing digital traz um grande retorno comprometendo pouco do orçamento.

Mas não se engane, tudo não é 100% gratuito. Ao contrário, desconfie de promessas milagrosas que não cobram nada. Nesse sentido, veja algumas sugestões:

Para garantir que essas estratégias sejam mensuradas adequadamente e tragam resultados significativos, avalie a possibilidade de deixar essas atividades nas mãos de profissionais especializados na área.

Gastos com produção

Sejam materiais digitais ou produtos físicos, parte do orçamento do seu e-commerce deve ser destinado à produção. O mais legal de montar uma loja virtual é que você não precisa necessariamente de um estabelecimento físico e uma equipe para produzir o que será vendido aos clientes.

Tudo pode ser administrado diretamente da sua casa ou escritório. Nesse sentido, é preciso de planejamento a respeito de todas as etapas do produto. Para uma loja que confecciona roupas personalizadas, por exemplo, é importante mensurar os custos com tecido, tecnologia para produzir a estampa, embalagens etc.

Além disso, dependendo do ramo e características da sua loja, você pode trabalhar com um estoque fixo ou produzir de acordo com a demanda.

Portanto, montar uma loja virtual exige muito planejamento e pesquisa sobre o segmento de mercado e fornecedores à disposição. Por isso, avalie as chances de contar com o auxílio de empresas especialistas para garantir um investimento que traga retorno.

Gostou do artigo? Entre em contato com a gente e saiba como os nossos serviços podem ajudar você desde o planejamento até o desenvolvimento do seu e-commerce. Adoraríamos conhecer as suas ideias!

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