O marketing de atração já se tornou o queridinho de muitas empresas e recebe cada vez mais investimentos. E se você ainda começou, talvez esteja na hora de adotar uma estratégia de inbound marketing.
Para fazer isso, você vai precisar de um bom planejamento, algumas mudanças e conhecimentos específicos. Mas, afinal, pode onde começar? Quer saber? Então continue lendo e aprenda a preparar uma estratégia de inbound marketing imbatível!
Escolha seus objetivos e trace metas
O inbound é tão famoso justamente por sua capacidade de ajudar as empresas a atingirem seus objetivos com o marketing. E para alcançá-los, você precisa primeiro saber quais são eles.
Pensando nisso, trace objetivos e metas para a sua estratégia de inbound marketing, que podem ser, por exemplo:
- alcançar um número X de leads em 12 meses;
- aumentar o número de visitas ao site da empresa em 50%;
- construir a autoridade da marca no mercado;
- estar em primeiro lugar no Google para determinada palavra-chave.
Enfim, a ideia é que todos da equipe de marketing saiba exatamente o que deve ser alcançado. Trabalhando com metas claras e prazos definidos, fica mais fácil traçar ações eficientes.
Conheça o público e defina personas
Outro diferencial do marketing de atração é que ele não tem a intenção de captar pessoas que não têm potencial real para se tornarem clientes. Pelo contrário, o foco é atrair leads qualificados que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços.
Para fazer isso você precisará realizar pesquisas para conhecer o seu público, seus clientes atuais e seus contatos. Com base nisso, você construirá as suas personas. Elas são um perfil semifictício de um cliente real.
Em outras palavras, é para quem você vai direcionar todo o seu conteúdo. As personas são uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de inbound marketing.
Monte uma estratégia de conteúdo
Depois de ter objetivos claros e personas definidas, você pode planejar o seu conteúdo — já que criar conteúdo relevante é a principal premissa do inbound marketing. É hora de fazer, por exemplo:
- criação de um blog;
- pesquisa de palavras-chave relevantes;
- otimização para motores de busca (SEO);
- planejamento de frequência, abordagem e tipo dos conteúdos a serem desenvolvidos; por exemplo, vídeos, posts, e-books, e-mail marketing etc.;
- ferramentas a serem utilizadas, como para automação de marketing, para gestão de leads, CRM, entre outras;
- planejar o pessoal necessário;
- definição de redes sociais a serem utilizadas.
Assim, ao fim desse planejamento, você terá uma boa ideia do que tem que ser feito para alcançar as suas metas.
Prepare a sua equipe
Como você já deve saber, o inbound marketing é bem diferente do marketing tradicional. A ideia é não interromper, mas encantar as pessoas. Para colocar isso em prática, a sua equipe deve estar preparada e precisa entender como funciona essa estratégia.
Por isso, treine seu pessoal e conte com parceiros experientes e atualizados sobre o assunto. A terceirização pode ser uma boa opção.
Uma agência especializada pode auxiliar em todos os momentos da sua estratégia de inbound marketing, desde a definição de personas até a promoção do conteúdo e a criação de bons contatos para as equipes de venda.
Dessa maneira, com metas traçadas, personas definidas, conteúdo planejado e profissionais excelentes, a sua estratégia de inbound marketing tem tudo para render bons frutos!
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