Estratégia de Inbound Marketing: como sua empresa pode adotá-la?

O marketing de atração já se tornou o queridinho de muitas empresas e recebe cada vez mais investimentos. E se você ainda começou, talvez esteja na hora de adotar uma estratégia de inbound marketing.

Para fazer isso, você vai precisar de um bom planejamento, algumas mudanças e conhecimentos específicos. Mas, afinal, pode onde começar? Quer saber? Então continue lendo e aprenda a preparar uma estratégia de inbound marketing imbatível!

Escolha seus objetivos e trace metas

O inbound é tão famoso justamente por sua capacidade de ajudar as empresas a atingirem seus objetivos com o marketing. E para alcançá-los, você precisa primeiro saber quais são eles.

Pensando nisso, trace objetivos e metas para a sua estratégia de inbound marketing, que podem ser, por exemplo:

  • alcançar um número X de leads em 12 meses;
  • aumentar o número de visitas ao site da empresa em 50%;
  • construir a autoridade da marca no mercado;
  • estar em primeiro lugar no Google para determinada palavra-chave.

Enfim, a ideia é que todos da equipe de marketing saiba exatamente o que deve ser alcançado. Trabalhando com metas claras e prazos definidos, fica mais fácil traçar ações eficientes.

Conheça o público e defina personas

Outro diferencial do marketing de atração é que ele não tem a intenção de captar pessoas que não têm potencial real para se tornarem clientes. Pelo contrário, o foco é atrair leads qualificados que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços.

Para fazer isso você precisará realizar pesquisas para conhecer o seu público, seus clientes atuais e seus contatos. Com base nisso, você construirá as suas personas. Elas são um perfil semifictício de um cliente real.

Em outras palavras, é para quem você vai direcionar todo o seu conteúdo. As personas são uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de inbound marketing.

Monte uma estratégia de conteúdo

Depois de ter objetivos claros e personas definidas, você pode planejar o seu conteúdo — já que criar conteúdo relevante é a principal premissa do inbound marketing. É hora de fazer, por exemplo:

  • criação de um blog;
  • pesquisa de palavras-chave relevantes;
  • otimização para motores de busca (SEO);
  • planejamento de frequência, abordagem e tipo dos conteúdos a serem desenvolvidos; por exemplo, vídeos, posts, e-books, e-mail marketing etc.;
  • ferramentas a serem utilizadas, como para automação de marketing, para gestão de leads, CRM, entre outras;
  • planejar o pessoal necessário;
  • definição de redes sociais a serem utilizadas.

Assim, ao fim desse planejamento, você terá uma boa ideia do que tem que ser feito para alcançar as suas metas.

Prepare a sua equipe

Como você já deve saber, o inbound marketing é bem diferente do marketing tradicional. A ideia é não interromper, mas encantar as pessoas. Para colocar isso em prática, a sua equipe deve estar preparada e precisa entender como funciona essa estratégia.

Por isso, treine seu pessoal e conte com parceiros experientes e atualizados sobre o assunto. A terceirização pode ser uma boa opção.

Uma agência especializada pode auxiliar em todos os momentos da sua estratégia de inbound marketing, desde a definição de personas até a promoção do conteúdo e a criação de bons contatos para as equipes de venda.

Dessa maneira, com metas traçadas, personas definidas, conteúdo planejado e profissionais excelentes, a sua estratégia de inbound marketing tem tudo para render bons frutos!

E você, quer conhecer mais sobre o assunto e se tornar um campeão de marketing? Curta nossa página no Facebook para não perder as nossas atualizações!

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