Alguma situação já marcou você? É preciso pensar sobre essa questão quando falamos em construir uma marca forte no mercado. A palavra “marca” refere-se àquilo que fica registrado em nós sobre algo ou alguém, sobre o que fica impresso — quase literalmente — em nós a respeito de uma certa coisa.
Expressões como “marca registrada” ou afirmações como “alguém me marcou para sempre” são bons exemplos desse conceito: uma mensagem clara. Qual é a imagem pretendida pela sua empresa? O que ela quer dizer ao mercado? Isso deve ser traduzido por sua marca. É sobre esse assunto que falaremos hoje!
Construa uma marca forte
A identidade do seu negócio é a marca: é por esse nome/imagem que o seu negócio é conhecido no mercado, tanto pelos concorrentes quanto pelos consumidores. Para ser uma autoridade dentro do seu segmento de atuação, é imprescindível que o seu posicionamento seja positivo.
Ao contrário do que se pensa, o posicionamento diz respeito à imagem fixada na mente dos consumidores e não ao volume de vendas ou lucro que sua empresa possui. É possível reposicionar sua empresa no mercado, mas adiantamos: é uma missão muito difícil. Por isso, é melhor pensar bem ao introduzir sua marca.
Tome como exemplo marcas que literalmente assumiram o nome dos produtos que representam no mercado: Bombril (esponja de aço), Yakult (leite fermentado), Gillete (lâmina de barbear), entre outras. Quando você pensa na marca, quase automaticamente pensa no produto. Isso é posicionamento: a primeira ideia que vem à mente.
Nesse quesito, a identidade visual é indispensável, pois o que não é visto, não é lembrado, certo? Pensando na importância de construir uma marca forte, preparamos um guia de 3 passos essenciais para passar a mensagem do seu negócio, encantando pessoas e conquistando clientes!
1. Defina objetivos, missão e valores
Se sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Quais seriam seus princípios? Essas definições devem ser claríssimas. Assim, você sabe qual é o seu verdadeiro produto e quem é o seu público-alvo. Na hora de pensar no visual da sua marca, essas informações essenciais devem ser expressadas.
Defina “quem é” a sua empresa. Se existe algum símbolo que pode mostrar essas características, por exemplo, isso pode ser incluído (logotipo). O mesmo serve para imagens que refletem sua área de atuação etc. Use esses pilares para nortear o projeto.
Não permita que a imagem da sua empresa seja distante do que ela realmente propõe. Especifique tudo que precisa conter na sua mensagem.
2. Invista na sua marca
Ao pensar em transmitir o seu negócio, é importante que você analise o que compensa mais em termos de mão-de-obra. Se você entende de design, sabe que a execução perfeita de uma ideia exige muita técnica e trabalho especializado.
Se a sua empresa já conta com uma área de criação, é preciso analisar se compensa em sentido financeiro realocar colaboradores para trabalhar nesse projeto. A terceirização geralmente é uma boa pedida, tanto financeiramente quanto em relação a prazos.
Faça orçamentos com uma agência de marketing. Exponha suas ideias, deixe bem claro o que você quer e não quer.
3. Atente-se à construção da identidade visual
Não abandone o projeto! Mesmo encontrando uma agência especializada para trabalhar na identidade visual da sua marca, mantenha os olhos no andamento dessa construção. Procure entender por que os elementos são usados e palpite sobre o que faz ou não sentido de acordo com o que o seu negócio representa.
Cores, por exemplo, são usadas para criar sensações. Se a sua empresa trabalha com consultoria, é importante que o visual passe confiança. Se o negócio é um restaurante, cores que dão fome podem ser usadas, e assim por diante.
Nesse mesmo sentido, a tipografia (tipos de letras) também pode ser trabalhada, trazendo fontes mais sérias ou animadas, por exemplo.
A construção de uma marca forte começa no planejamento organizacional e vai até a parte de design (que em essência vai traduzir a sua estratégia): não deixe nada escapar!
Todo o trabalho feito visando o bom posicionamento será recompensado com a perpetuidade do seu empreendimento. E você, quais ideias tem para traduzir o seu negócio? Comente abaixo!