Ser uma autoridade no seu segmento de mercado é uma conquista que traz diversos benefícios para a empresa: visibilidade, tráfego orgânico, leads… Afinal, quem não gosta de consumir conteúdos feitos por especialistas em um assunto?
Construir uma boa reputação no ambiente virtual é demonstrar que a sua empresa entende as dinâmicas do mercado e está pronta para atender as necessidades do público — coisas que impactam diretamente na escolha do cliente no momento da compra.
Confira este artigo e conheça 5 dicas que, se aplicadas corretamente, podem transformar a sua empresa em uma líder de mercado!
1. Entenda as “dores” do cliente e ofereça soluções inovadoras
Os avanços da comunicação tornam esse processo cada vez mais imediato e sofisticado. Os clientes, por sua vez, tornam-se mais exigentes e necessitam que os seus problemas sejam constantemente compreendidos pelas empresas. Isso todos nós sabemos. No entanto, como acompanhar esse processo trazendo inovação?
A resposta é clara: buscando a inovação. Esteja sempre atento às tendências do seu segmento de mercado, mas não se limite ao mercado nacional. Atualmente, muito do que é novidade no Brasil já foi iniciado em potências mundiais.
Se possível, realize viagens, faça oficinas em comunidades acadêmicas e, principalmente, replique o que você aprendeu nas estratégias da sua empresa.
2. Eduque o cliente com conteúdo de qualidade
O inbound marketing veio para revolucionar a maneira como as empresas interagem com os seus clientes. Por isso, investir nessa estratégia é a melhor forma de se tornar uma autoridade de mercado.
Comece a pensar em oferecer cursos por meio de uma universidade online, invista em e-books com conteúdos úteis para o cliente. Enfim, procure engajar o seu público. Isso transmite credibilidade no momento de realizar uma futura compra.
3. Aplique corretamente as técnicas de SEO
Estar no topo dos resultados sites de buscas, além de gerar mais tráfego para as suas plataformas, aumenta a confiança dos usuários na sua empresa — o Google, por exemplo, prioriza as páginas que melhor respondem as dúvidas dos usuários.
Para isso, os conteúdos precisam seguir cuidadosamente os padrões de SEO, Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
Não existe uma lista fixa sobre esses métodos, mas a prática nos mostra que usar palavras-chave estrategicamente, criar conteúdos aprofundados, ter um URL limpo, entre outras técnicas, facilitam o acesso aos seus materiais.
4. Faça parcerias para aumentar a divulgação
Parece inusitado, mas faz todo sentido: os seus conteúdos não devem estar sob domínio exclusivo da sua marca. Em outras palavras, para se tornar uma autoridade no seu segmento, procure criar parcerias com empresas que possuem um público interessante para o seu negócio e publique conteúdos lá.
Essa prática é chamada de guest posting. Dessa forma, sabendo que a sua empresa escreveu determinado artigo valioso em outro blog, os usuários enxergarão a sua empresa com mais respeito e terão mais confiança nos seus conteúdos.
5. Exponha cases de sucesso
Uma das mais importantes ações para fortalecer a sua marca na internet é expor o quão eficaz a sua empresa é em ajudar o cliente. Esse é o objetivo dos cases de sucesso.
Demonstrar a trajetória inspiradora de um cliente, as barreiras, as superações e como a sua empresa foi fundamental em todo o processo faz os usuários pensarem por que ainda não conhecem a sua organização.
Não economize nos detalhes. Exponha a partir de números, comentários e porcentagens os resultados alcançados por meio do serviço ou produto oferecido.
Portanto, como você conferiu, tornar-se uma autoridade no seu segmento de mercado não é um processo que acontece de um dia para o outro. Isso exige, sobretudo, planejamento, paciência e boas práticas no dia a dia de trabalho.
Você tem mais alguma dica que não abordamos aqui ou uma experiência incrível nesse assunto? Deixe um comentário neste post!