O ambiente digital possui uma característica peculiar: todos os movimentos digitais são, potencialmente, rastreáveis. Quando o assunto é desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua empresa, então, isso é ótimo. Ainda mais, depois que você já sabe o quanto o marketing pode mudar os rumos do seu negócio.
Os caminhos realizados pelos usuários ao se relacionarem com sua marca na internet permitem que você entenda melhor o comportamento dessas pessoas e otimize seus resultados a partir de decisões bem fundamentadas.
Esses registros, deixados por todos nós, no caso do marketing digital, são considerados métricas. As métricas são taxas e números que demonstram claramente as consequências das campanhas realizadas pela empresa: Quantas se interessaram pela sua marca? Quanto foi preciso gastar para chegar a este ponto?
Os tipos de métrica variam bastante e, de acordo com cada estratégia, varia também o valor de cada uma. Porém, neste artigo, selecionamos cinco principais métricas para ajudar você a entender melhor como elas contribuem para mensurar os resultados de uma ação de marketing digital.
Custo de aquisição de clientes (CAC)
O CAC ajuda a quantificar financeiramente o esforço necessário para conquistar um cliente, sendo o valor médio investido para alcançar um novo consumidor.
Essa métrica é importante para definir orçamento para campanhas de expansão de clientela e nela devem ser considerados todos os custos, desde o salário dos funcionários até investimentos diretos de impulsionamento de postagens, por exemplo.
Retorno sobre investimento (ROI)
Essa é uma das métricas mais desejadas por tomadores de decisão. É uma forma simples de visualizar se os esforços estão gerando lucro ou não. Ela é calculada dividindo-se a receita de vendas pelo investimento realizado na campanha. Caso o valor alcançado seja maior que 1, as coisas estão indo bem.
É claro que essa métrica precisa ser avaliada de forma ponderada, pois outros aspectos externos podem influenciar e não estar diretamente associados a uma estratégia digital específica, como sazonalidade de determinado consumo ou uma visibilidade excepcional e não relacionada da marca.
Valor do cliente ao longo do ciclo (LTV)
O Lifetime Value (Valor do tempo de vida do cliente) pode ser entendido como o valor total que será acrescentado à empresa ao conquistar aquele cliente. Não em relação a uma venda específica, mas considerando toda a relação da companhia com aquele consumidor.
Essa métrica se refere a estratégias de longo prazo e ajuda a entender se é viável, rentável e desejável investir em determinado segmento, mesmo que de imediato possa não parecer a melhor decisão.
Leads nas estratégias de marketing digital
Lead é uma palavra que pode ter várias interpretações. Neste caso, os leads são uma métrica que possui um conceito simples. Basicamente, se refere às pessoas que, a partir de determinada campanha ou ação, se interessaram por uma marca, empresa ou produto/serviço.
Exemplos comuns são fornecimento de emails para downloads de ebooks, assinatura de canais de YouTube a partir de vídeos introdutórios etc. Essa é uma métrica importante para verificar a eficiência da estratégia para fisgar os consumidores potenciais.
Taxa de Conversão
Nem todos os leads representam acréscimo de receita ou vendas efetivas. Analogamente, nem todas as pessoas que entram em uma loja física acabam comprando algo. A taxa de conversão é justamente a quantidade de pessoas que, de fato, se tornam clientes.
Essa métrica é a que ajuda a identificar pontos fortes da estratégia de marketing nos momentos mais delicados, quando o cliente está finalmente deliberando sobre investir ou não.
ALERTA BÔNUS: métricas de vaidade
Há as chamadas “Métricas de vaidade” e merecem atenção. Elas são números que, não necessariamente, agregam valor à tomada de decisão. Taxas que não dizem sobre os impactos verdadeiros da campanha ou ação e podem interferir negativamente nas análises.
Exemplos são o número de likes no Facebook. Nesse caso, mesmo que o alcance de determinado conteúdo seja grande, o que realmente vale a pena estar atento é nos leads gerados e não necessariamente na repercussão.
O que você achou deste artigo? Ajudou a entender melhor como funcionam as métricas e como elas, de fato, tornam mais claros e mensuráveis os resultados de investimento em uma estratégia de marketing digital? Para mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu e-mail!