Viva bem! 3 dicas para conciliar vida pessoal e profissional

É certo que, para quem tem foco no crescimento da carreira, encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma tarefa árdua. Com as preocupações em relação ao próprio desempenho e em manter o negócio sempre em alta, é comum as pessoas buscarem ser, cada vez mais, bem-sucedidas e anularem um pouco (ou muito) a vida particular em prol de sucesso profissional.

Atualmente, a tecnologia influencia de modo muito forte e nos mantêm, de alguma forma, 24 horas conectados ao trabalho, fazendo-nos esquecer a vida pessoal. Porém, essa mesma tecnologia pode nos ajudar a manter o equilíbrio. É possível se organizar para aumentar a qualidade de vida sem que seja necessário deixar as tarefas de lado ou comprometer a produtividade. Confira 3 dicas:

1. Separe o celular pessoal do corporativo

Imagine que você está em uma confraternização com sua família e algum problema acontece no escritório. Sua equipe entra em contato e você fica com o colaborador ao telefone acompanhando o desenvolvimento da questão. Sem perceber, você tirou o foco do momento familiar e mergulhou num problema cuja resolução não depende de você.

Pode ser que, no fim das contas, você só precisasse ficar sabendo, mas não era necessário se envolver num nível tão alto. Nesses casos, o uso de uma linha corporativa é ideal. Existem diversas vantagens em usar celular corporativo: separação de contatos pessoais e profissionais, planos com mais serviços por preços menores, aparelhos modernos capazes de executar diversas funcionalidades produtivas em comodato, entre outros.

2. Faça uso dos aplicativos de produtividade

Ser produtivo não é necessariamente fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo, porque pode ser que você não consiga dar a devida atenção a tudo. É cumprir prioridades e manter a rotina alinhada, entregando os processos dentro dos prazos coerentes. Portanto, não se engane: faça uma coisa de cada vez, desde que bem-feito.

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a ser mais produtivo, com opções de programação de horário para começo e término de projeto, além de escalação entre períodos de descanso e trabalho. Precisar de ajuda para manter-se organizado é muitíssimo natural, já que, geralmente, somos incumbidos de cuidar de muitas tarefas, quando, na verdade, temos pouca disponibilidade de tempo.

Imagine o aplicativo como um secretário que vai te manter a par da sua agenda de compromissos, lembrando de realizar tarefas mais importantes. Pensando nisso, é essencial, também, que você delegue tarefas, escolhendo sua equipe e trabalhando de forma que a sobrecarga não te atinja.

3. Relaxe com a ajuda da tecnologia

Você pode encontrar aquilo que te faz bem e separar algum tempo para dedicar a isso. É possível também fazer uso de aplicativos que ajudam a relaxar. Arejar a cabeça, mesmo que em poucos minutos, melhora muito a produtividade, pois beneficia em questões como sono, redução do estresse, inspiração e bom humor, por exemplo. Esvaziar a mente, repetir mantras, ouvir músicas relaxantes, tudo é válido.

Não tem nada pior do que ter diversas questões para resolver sendo que sua cabeça ainda está quente por conta de outras passadas. A sua rotina é pesada, sobra pouco tempo para você, mas isso não significa que deva se negligenciar.

Dedicar momentos para si mesmo é imprescindível, já que trabalha tanto. Você merece se sentir bem. Faça uso dessas dicas, assim equilibrar a vida pessoal e profissional será muito mais simples.

E você, trabalha muito? Como faz para manter saudável a sua vida pessoal? Conte-nos deixando seu comentário!

Deixe um comentário