Marketing Digital: o que é e qual a importância para o meu negócio?

Em algum momento da sua vida você já deve ter se perguntado: o que é Marketing Digital? Hoje em dia, as pessoas passam muito mais tempo na internet, do que há dez anos e o acesso a informações ficou mais popularizado. Com isso, a internet se tornou um novo terreno para iniciativas de Marketing para prospecção de clientes.

Além disso, com as fronteiras geográficas derrubadas, o Marketing Digital consegue atingir pessoas dos lugares mais distintos. Bastando uma rede de conexão e um computador, tablet ou smartphone.

Isso gera novas oportunidades de negócios e, consequentemente, abre um novo caminho para a aplicação das técnicas de Marketing. No entanto, no mundo online, o Marketing Digital difere bastante do Marketing convencional. Quer entender as diferenças? Descubra o que é Marketing Digital e por que ele é tão importante para o seu negócio.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o termo dado a todos os esforços de publicidade que você faz na internet. As empresas aproveitam os canais digitais, buscadores do Google, mídias sociais, e-mail, sites e blogs para conectarem-se com o seu público-alvo.

Algumas técnicas fundamentais como SEO (Search Engine Optmization), SEM (Search Engine Marketing) e Inbound Marketing (Marketing da Atração) são usadas para melhorar o posicionamento da empresa em sites de busca e facilitar a sua acessibilidade na internet.

Diferente do modo convencional, onde é mais difícil segmentar o público e mensurar os resultados, o Marketing Digital permite maior controle das ações. Assim, o planejamento de campanhas fica mais preciso, os resultados melhoram e, de quebra, a empresa assume o controle dos dados.

Qual a importância do Marketing Digital para o meu negócio?

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital, veja o que ele pode fazer pelo seu negócio:

Possibilita um maior alcance do público-alvo

Marcar presença na internet significa quebrar a barreira da distância. Com isso, a partir do momento que a sua empresa estiver online, pessoas que não a conheciam, a conhecerão e poderão comprar seus produtos e serviços, mesmo morando em outros países. Isso não seria tão fácil mantendo o negócio offline.

Permite segmentar melhor as campanhas

Por meio de pesquisas, o Marketing Digital permite alinhar o produto e serviço que a empresa oferece com o público que procura por ele. Perfis de clientes são traçados com exatidão, podendo saber onde e quando eles estarão online.

Isso faz com que a sua campanha seja direcionada para o local certo no momento exato, reduzindo esforços e trazendo melhores resultados.

Facilita a mensuração de resultados

Métricas gratuitas como o Google Analytics e outras pagas, mas com recursos e ferramentas ainda mais poderosas, facilitam a análise de resultados de suas campanhas de Marketing na internet.

Elas permitem uma visão melhorada dos resultados, com dados apresentados em gráficos, permitindo aos gestores compreenderem melhor o que funciona e o que deve ser melhorado.

Gera melhores taxas de ROI

Investir em Marketing Digital é bem mais barato do que investir no Marketing offline e os resultados são, de longe, mais impactantes. Isso faz com que o ROI (Return On Investment) seja bem mais rápido e a relação custo x benefício seja bem melhor.

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital aproveite e use seu conhecimento! Acompanhar as tendências de mercado fará com que seu negócio se sobressaia frente aos demais e passe a concorrência para trás, possibilitando inovar em seu segmento.

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