Ser autoridade na área de atuação tem sido o objetivo de muitas empresas e provavelmente é o da sua também. Você sabe como alcançar isso? Qualquer projeto que vise à eficiência necessita de um planejamento detalhado: quando falamos de produção de conteúdo não é diferente.
Explicaremos como fazer um projeto editorial, aplicando-o de forma proveitosa para tornar o blog da sua empresa uma referência no mercado. Dê só uma olhada!
O que é um bom projeto editorial?
Um bom projeto editorial é o que trará consistência, coerência e sucesso para o seu conteúdo! As plataformas que alcançam êxito têm planos de ação e fazem pesquisas sobre o mercado, determinando as postagens a partir dessas informações. Seguindo o que foi planejado, os conteúdos mantêm-se claros, firmes e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
Um projeto editorial consiste em nortear e “regrar” as postagens, selecionando temas, recursos, datas, profissionais, matérias e todas as outras questões relacionadas aos conteúdos do blog. Vale lembrar que, antes de qualquer coisa, é preciso que o projeto tenha base, ou seja, o objetivo e o título — que vai expressar o objetivo — devem ser muito bem pensados.
Como fazer um projeto editorial?
É necessário ter consciência de que alguns itens são cruciais para construir um bom plano editorial e, consequentemente, obter sucesso. Para obter as respostas sobre como posicionar-se da melhor forma, é preciso fazer algumas perguntas. Preparamos 3 tópicos iniciais importantíssimos. Veja!
Quem é seu público-alvo e quais são as suas expectativas?
Como primeiro passo para construir um plano editorial eficaz, deve-se entender qual é o público da plataforma:
- quem consome seu conteúdo?
- quais são os hábitos de consumo de informação?
- quais são as necessidades a serem atendidas?
- o que o público espera de um produto como o seu?
Qual é o seu conteúdo e qual é o formato dele?
Ao pesquisar sobre seu público-alvo, você saberá qual é o tipo de conteúdo mais atraente, de acordo com as preferências e comportamentos de consumo de informação dele. Agora outras questões devem ser pontuadas:
- quais serão os formatos de conteúdo?
- serão artigos curtos, médios, ou longos?
- haverá imagens?
Quem vai produzir e de quanto é o investimento?
Sabendo quem é o público e qual o formato do conteúdo distribuído, você precisará definir a sua equipe:
- quem vai produzir o conteúdo?
- quem fará parte da equipe?
- quais funções cada um receberá?
- como cada equipe vai participar desse blog?
- quais serão os custos?
Tudo definido, é importante ter em mente mais 3 fatores determinantes. Veja!
Persona
Responda a seguinte pergunta: se o meu público se resumisse a uma pessoa, como ela seria? Diante disso, você consegue encontrar qual é o tom de voz a ser utilizado nos textos, de acordo com o que é mais coerente para a sua persona (se ela entende linguagem mais técnica ou é leiga no assunto, por exemplo).
Seções
Defina o que vai falar com frequência e o que vai ser esporádico (entrevistas e tutoriais, por exemplo). Defina também quantas vezes postará por mês. Uma dica de ouro: o que se posta em dias e horários fixos tem mais chance de visualização, pois acaba criando uma relação de fidelidade com o leitor.
Plataforma
Quais serão as plataformas escolhidas? Será um blog dentro de um site? Além da plataforma oficial, é bom que a empresa tenha participação em redes sociais, apostando também em conteúdo multimídia. A maioria das pessoas acessa conteúdos do smartphone, portanto, providenciar uma boa versão mobile de suas plataformas é imprescindível.
Você já sabe como fazer um projeto editorial de sucesso, é hora de aplicar seus conhecimentos! Não se esqueça de que — como diria Peter Drucker — o que não se pode medir, não se pode gerenciar: leia também nosso artigo sobre como mensurar resultados de uma estratégia de marketing digital!