Saiba como começar uma estratégia de Inbound Marketing na sua empresa

O sucesso da estratégia de Inbound Marketing em todo o mundo tem uma razão de ser: ela gera efetivamente resultados para as empresas. Outra vantagem importante é a possibilidade de otimizar os investimentos, ou seja, fazer mais por menos.

Mas, atenção, ignore quem associa a adoção desse tipo de estratégia à substituição do marketing off-line. Anote aí: para ter um projeto de marketing eficiente sua empresa precisa atuar de forma integrada, usando todos os recursos disponíveis, independentemente das plataformas.

Quer entender como o Inbound funciona na prática? Então continue a leitura desse post, porque separamos informações importantes para esclarecer as suas dúvidas.

O que é Inbound Marketing?

Na prática, Inbound Marketing representa uma mudança na forma de se abordar o consumidor. Há uma inversão no processo, que passa a ser focado nas demandas do público. O objetivo é atrair, converter e fidelizar a base de clientes.

E como fazemos isso? Usando as técnicas e ferramentas do marketing digital — blogs, redes sociais, técnicas de SEO, e-mail marketing etc. A diferença é que vamos partir de uma premissa diferente da empregada no modelo tradicional. Em vez de “atirar para todo lado”, procuramos conhecer melhor as necessidades do cliente e, a partir daí, temos como fazer uma abordagem personalizada.

Fique atento: isso não significa que a empresa deixará de empregar os recursos do ambiente offline. Até para que a estratégia funcione, é importante ter projetos de branding e de identidade visual, por exemplo. Ou seja, temos que cuidar da forma como a imagem da marca é percebida pelo público.

Como funciona na prática?

Entendido o conceito, pense que a implantação da estratégia de Inbound Marketing requer novos aprendizados em algumas frentes importantes do negócio. Para começar, no que se refere ao conhecimento sobre o público-alvo.

Como precisamos compreender muito bem as suas demandas, trabalhamos com o conceito de persona, um personagem fictício que representará o consumidor internamente. Para criá-lo, vamos usar as informações básicas sobre público-alvo, mas temos que reunir mais informações, porque o que nos interessa é entender o comportamento de consumo daquela pessoa.

Planejamento é essencial para qualquer atividade de marketing, porém no caso de Inbound é questão de sobrevivência. Temos que organizar os conteúdos que serão oferecidos para a persona, pensando que existe um caminho a ser seguido: atração, conversão e fidelização.

Cada etapa exige materiais específicos e toda a execução do projeto precisa ser monitorada de perto. Isso é necessário para que se realizem os ajustes e, também, para que a empresa possa aprimorar a sua curva de aprendizado sobre o novo modelo.

Quais as principais vantagens?

Ao optar por uma estratégia de Inbound Marketing, o primeiro ganho da empresa é na otimização do trabalho de prospecção de clientes. Como as iniciativas são mais bem direcionadas (até porque conhecemos melhor o público), conseguimos concentrar esforços em quem tem interesse em nossos produtos ou serviços.

Para isso além do foco na persona, é importante acompanhar também a jornada de compra do cliente. Ou seja, temos que saber em que estágio ele se encontra no funil de vendas, e qual a melhor maneira de abordá-lo. O objetivo é bem definido: oferecer a mensagem certa, para a pessoa correta e no melhor momento possível.

Atenção, porque nada disso acontece por meio de uma “fórmula mágica”, e sim por causa da metodologia adotada. Na estratégia de Inbound Marketing, em vez de uma abordagem de “massa”, optamos por uma atuação mais “cirúrgica”. E a boa notícia é que contamos, para isso, com ferramentas e canais apropriados.

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