O que é e quais são os benefícios da transformação digital?

O que vem à sua mente quando você ouve falar de transformação digital? Muitas pessoas pensam que esse conceito significa que elas podem transformar seus negócios apenas disponibilizando conteúdo e produtos na internet.

No entanto, ele é muito mais amplo e deve levar sua empresa a refletir sobre mudanças substanciais nos seus processos, visando, além de potencializar a eficiência, atrair mais clientes e aumentar a satisfação deles com seu negócio.

Neste post, você verá o que, de fato, é transformação digital e quais são as grandes vantagens que sua empresa pode ter com ela. Preparado? Boa leitura!

O que é transformação digital?

Transformação digital é um processo que possibilita as organizações utilizarem a tecnologia na melhora do desempenho empresarial, aumentando seu alcance e garantindo melhores resultados em diversas áreas. Para tanto, a estrutura da instituição deve ser modificada, dando maior ênfase à tecnologia.

Embora, aparentemente, todas as corporações pareçam investir nesse assunto, na prática, uma transformação digital é muito mais do que ter um site interessante ou uma fanpage no Facebook. É necessário ir além e  transformar radicalmente a forma com que a empresa é estruturada, fazendo com que a tecnologia tenha papel de destaque e não seja, apenas, mais uma entre várias características. E para que isso aconteça, é preciso investimento e tempo.

No entanto, se você acha que apenas grandes negócios utilizam essa estratégia de crescimento, está enganado. Mesmo pequenas instituições podem entender que é necessário trabalhar de forma colaborativa para alcançar os resultados desejados. Assim, o desafio é mais de gestão do que de marketing ou de recursos tecnológicos.

Quais são os benefícios para sua empresa?

Melhoria dos processos internos

Provavelmente, a primeira vantagem que você verá com a transformação digital é melhorar os processos internos do seu negócio. Dessa forma, a empresa terá mais agilidade e competência para encontrar possíveis consumidores ou mesmo pessoas que tenham o perfil da instituição.

Mais do que isso, você conseguirá consultar informações com mais facilidade, diminuindo o tempo gasto com atividades operacionais e aumentando os momentos em que os funcionários podem usar para melhorar suas estratégias (seja em vendas, em marketing ou mesmo em processos administrativos).

Possibilidade de obtenção e de análise de dados dos clientes

Como você viu, os processos internos podem ajudá-lo a aumentar suas vendas. Isso acontece com a utilização de diversas ferramentas para adquirir, nutrir e preservar seus leads. Mais do que isso, você pode usar os milhares de dados gerados para entender quais são as tendências do mercado e como isso afetará seu negócio. Essa ação é chamada de Big Data.

Aumento da satisfação dos clientes

Com uma cultura tecnológica, é possível entender quais são os principais problemas e queixas que seus clientes possuem. Além disso, torna-se mais fácil oferecer mecanismos e canais para solucionar as dificuldades deles e facilitar a forma com que se relacionam com seu negócio.

Melhoria na estratégia da jornada de compra do cliente

Compreender melhor as tendências de mercado é essencial para formular uma boa estratégia de vendas. Assim, você saberá quais são as necessidades dos seus clientes, além de seus principais anseios, preocupações e inquietações.

Esse tipo de análise é útil para que você modele toda a jornada de compra dele, respondendo a perguntas como:

  • quais são os assuntos que os consumidores mais desejam saber dentro da sua área de atuação?
  • Quais são as principais dificuldades para que eles interajam com seus conteúdos?
  • Por que você não tem conseguido aumentar a taxa de conversão?

Assim, você poderá acompanhar quais são os problemas com a jornada de compras do cliente, fazendo ajustes que levarão a um acréscimo nas conversões.

Como o próprio nome diz, transformação digital deve ser um processo bem trabalhado e executado para fazer com que sua empresa entre em um novo estágio de crescimento, melhorando a forma com que sua instituição age, tanto nos processos internos quanto nos externos.

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