Entenda de uma vez por todas o que é Branded Content

Trabalhar com a área de Marketing é ter uma vida agitada digna de um filme da sequência do 007. Afinal, é impossível negar que, a cada dia, a cada minuto, surge um novo termo, uma nova prática e uma nova estratégia que pode garantir maior engajamento e destaque para o seu negócio. E manter-se atento a todas elas é essencial.

A novidade agora, aliás, é o Branded Content. E, para não confundi-lo com o Marketing de Conteúdo, é só continuar a leitura.

O que é Branded Content?

Voltando duas casas antes de ir para o momento esclarecedor, é importante relembrar do Marketing de Conteúdo. Isso porque é essa a estratégia que ensina que o consumidor precisa receber um conteúdo de qualidade, que seja útil e ajude-o a prosperar.

É a partir desse tipo de serviço que você criará um relacionamento, no qual o seu cliente passará a vê-lo como uma autoridade no segmento e, com isso, terá sua marca em um lugar especial quando o assunto for fechar a compra. Está lembrado?

Mas é aí que entra a pegadinha. No Branded Content, você não evita a sua marca como no Marketing de Conteúdo, no qual dividimos os conteúdos em estágios do funil. E também não é como no conteúdo publicitário, no qual a propaganda é explícita. Com essa estratégia, você tem uma junção desses dois momentos do marketing e passa a criar um conteúdo divertido, capaz de engajar o seu público-alvo, mas que carregue a marca e seu universo.

O que é um conteúdo publicitário de qualidade?

Aos olhos leigos, o Branded Content pode soar como uma propaganda maquiada de informação. Mas, acredite, não é assim que deve ser.

A estratégia deve ser vista como uma oportunidade de identificar os meios em que sua marca se encaixa e usar as inúmeras plataformas e formatos que o mundo digital oferece a fim de criar um conteúdo que interaja com o consumidor, ajude-o (afinal, sua marca presta algum serviço, certo?) e leve-o a tão sonhada fidelização.

É uma chance de conquistar espaço tendo domínio sobre o conteúdo produzido pela sua marca!

Como produzir o Branded Content?

Lembra de como dissemos que o Branded Content é uma novidade? Bem, por isso mesmo é impossível dizer exatamente como ele deve funcionar, porque cada negócio tem seu público-alvo, a sua linguagem e os seus objetivos. Mas é possível, sim, pontuar algumas etapas que precisam ser consideradas. São elas:

  • timing: o mundo digital oferece inúmeras oportunidades de vincular sua marca aos trends momentâneos. São tantas opções que é impossível não encontrar uma que combine com o seu negócio.
  • esteja sempre antenado e não se prenda tanto ao planejamento. Afinal, encontrar a abertura correta e saber utilizá-la para promover sua marca vale ouro no mundo do marketing digital;
  • relevância: lembre-se de que não vale apenas escolher um meme qualquer e tentar ligá-lo ao seu negócio. Para que o Branded Content funcione, é preciso unir informação útil à diversão, ou interação à sua marca;
  • interação com o público: acompanhe o conteúdo e veja como as pessoas reagem. Elas estão compartilhando? O acesso está caminhando conforme o planejado? É preciso “seguir” o conteúdo e ver se as pessoas estão sendo impactadas por ele;
  • concordância com a marca: por último, mas não menos importante, vem a concordância do conteúdo com a marca. Você já deve estar cansado de ouvir isso, mas é muito frequente ver marcas tentando conquistar clientes levantando bandeiras que não condizem à realidade da empresa. Por isso, cuidado. Antes de embarcar em uma onda, veja se aquilo realmente tem ligação com o universo do seu negócio.

E agora, depois de entender o que é Branded Content, é hora de colocá-lo em prática. Continue aprimorando os conhecimentos sobre a estratégia e faça seu negócio crescer.

Ah! Aproveitando o clima de novos conhecimentos, que tal continuar a leitura? Confira nosso post e entenda por que a primeira impressão é tão importante no processo de conquistar seus clientes.

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